terça-feira, 25 de junho de 2013

PÁGINA INICIAL


TRABALHO MÊS SETEMBRO

NECESSAIRE E PORTA CELULAR

NECESSAIRE CALCINHA

NECESSAIRE E PORTA CELULAR

ORGANIZADOR BOLSA

ORGANIZADOR BOLSA

ORGANIZADOR BOLSA

ORGANIZADOR BOLSA



TRABALHOS MÊS AGOSTO



TAPETINHO

TAPETINHO GATINHO

BANQUINHO ROSA

NECESSAIRES

PORTA TABLETS

ORGANIZADOR DE BOLSA

ORGANIZADORES DE BOLSA

ABAJUR C/ CÚPULA DE FUXICOS




TRABALHOS MÊS DE JUNHO/JULHO

LIXEIRA DE CARRO -NECESSAIRE

Um comentário:


  1. Prezado representante do Atelier da Pepe,



    Desde 2010 estamos trabalhando para a concretização de um projeto para criação do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, que envolve 16 municípios costeiros entre Maricá, no leste metropolitano até São Francisco do Itabapoana no norte, em uma área com cerca de 10.900 km2 e uma população de 1.585.000 habitantes (Censo IBGE – 2010). O patrimônio natural e construído destas áreas pode ser considerado como de alta relevância para o Brasil e o mundo.

    Trata-se de um projeto que busca a chancela da UNESCO para um processo que envolve a proteção de sítios naturais e construídos, projetos educacionais, turísticos e de desenvolvimento local. Nosso Geoparque já consta da publicação “Geoparques do Brasil: Propostas”, publicado em 2012 pelo Serviço Geológico do Brasil / CPRM (http://www.cprm.gov.br/publique/media/GEOPARQUESdoBRASIL_propostas.pdf (Capítulo 19 do livro) e maiores detalhes sobre nosso projeto podem ser obtidos em no nosso Facebook (https://www.facebook.com/geoparquecostoeselagunas).

    A região é de impressionante beleza cênica e especial caráter cultural pela presença de sítios históricos, que remetem ao descobrimento do Brasil, a passagem de importantes naturalistas, sítios pré-históricos, na forma de sambaquis e oficinas líticas.

    Do ponto de vista científico, ele guarda características únicas, pela presença de flora e fauna endêmica, bem como geossítios portadores de informações essenciais para entendimento da evolução de nosso planeta. Nos costões rochosos está registrada a evolução final do fechamento do paleocontinente Gondwana e nas lagunas hipersalinas a presença de estromatólitos holocênicos e o metabolismo de dolomita por ação microbial.

    Museus e sítios com interpretação, meio biótico e geológico, estão representados em toda a área. Ressalta-se ainda a existência de vários programas de educação ambiental e patrimonial voltada para escolas da região e realização de pesquisas cientificas.

    Foi desenvolvido, por Gisele Vasconcelos, um projeto educacional para explicação da evolução geológica do território do geoparque, de forma lúdica e de fácil compreensão para crianças, onde foram criados três livretos denominados “Os Super Feras”. Apresentam os personagens que são mascotes do Geoparque, para serem utilizados em ações de educação ambiental.

    O Geoparque Costões e Lagunas já dispõem de uma marca, para ser utilizada exclusivamente pelos atores atuantes nos municípios envolvidos. Ela não diz respeito à certificação de qualidade de produtos, mas assegura ao consumidor que aquele item é proveniente da Região e que foram considerados, em sua concessão, aspectos relativos à responsabilidade ambiental e social do empreendedor que a requereu.

    Hoje fazem parte do Comitê Gestor do Geoparque as seguintes instituições: UFRJ - IGEO, UFRJ - CASA DA CIENCIA, UFRJ - MUSEU NACIONAL; ETH Zürich; UFF – Universidade Federal Fluminense; SEDEIS – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; DRM – Departamento de Recursos Minerais do ERJ; UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense; INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural; INEA; Turisrio; Prefeituras Municipais e ONGs.

    Por outro lado, estamos elaborando o dossiê para enviar a UNESCO para pleitear sua chancela que, sendo concedida, levará o Geoparque Costões e Lagunas a fazer parte do GLOBAL GEOPARKS NETWORK, com direito a divulgação nessa rede internacional.

    No momento estamos buscando estreitar as relações entre os diversos parceiros potenciais, com especial enfoque para os artesãos. Sendo assim, gostaríamos de verificar a possibilidade de conversarmos sobre nosso projeto e de uma possível parceria.

    Contatos podem ser realizados pelos e-mails: katia@geologia.ufrj.br, marcellee.pereira@hotmail.com.



    Desde já agradecemos sua atenção.

    Kátia e Marcelle

    ResponderExcluir